sábado, 1 de maio de 2010

Marta e Maria, as Irmãs de Lázaro

Você tem tempo para apreciar o mundo?

Conforme prometido, aqui vai a explicação sobre o que é "ser uma Marta" ou "ser uma Maria".

Marta e Maria eram as Irmãs de Lázaro. Para quem não lembra quem foi Lázaro, ele foi o amigo de Jesus, agraciado com o milagre da Ressurreição.

Mas, neste momento, quem nos interessa são suas irmãs: Marta e Maria.

As duas irmãs moravam juntas, na cidade de Bethania. E tinham maneiras bem diferentes de encarar a vida. Marta era mais ativa e Maria mais contemplativa.

Em certa ocasião, Jesus, de passagem por Bethania, iria se hospedar na casa de Marta. Como boa anfitriã, Marta começou a correr com os preparativos. Maria ajudava a irmã nas tarefas. Porém, quando Jesus finalmente chegou, Maria largou tudo o que estava fazendo e se sentou aos pés de Jesus para ouvir os ensinamentos. Marta por sua vez, apesar de contar com a ajuda dos criados, continuou nos preparativos.

Ao perceber que Maria tinha abandonado o posto, Marta vai até a sala e, na frente dos convidados, pede que Jesus chame a atenção de Maria, já que ela abandonou os afazeres domésticos para sentar na sala com os outros convidados.

Jesus porém, ao invés de dar uma bronca em Maria, diz as seguinte palavras: "Marta, Marta, estás ansiosa e fatigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. "

Por muito tempo senti uma certa culpa por ser mais Maria do que Marta. Mas, depois de refletir bastante, quantas vezes deixamos passar o que realmente importa porque estamos muito ocupados trabalhando em 3 empregos para podermos manter o tal "padrão de vida".

Deus (ou qualquer outro ser em que você acredite), já nos entregou o mundo pronto. Daí pra frente nós só nos encarregamos de destruí-lo e passamos a complicar cada dia mais nossas vidas.

Semana passada, conversando com uma colega, ela me contou que vê muito pouco seu marido. Ele trabalha das 7 às 23 horas (em 2 empregos), chega em casa morto, e só pensa em jantar e dormir para recomeçar tudo no dia seguinte. Eles precisam disto? Não.

Perguntei a ela se ele não deveria abandonar um dos empregos. Ela, me olhando como se eu fosse um E.T. respondeu: "Você quer que baixemos o padrão de vida dos nossos filhos?". Tudo bem, não está mais aqui quem falou...

Hoje, passeando pela Internet, encontrei por acaso, no blog do Rótsen Campos, o link para um documentário, que a muito tempo eu procurava e que ilustra muito bem este fato: A História das Coisas e A História das Coisas: Parte 2 . O vídeo foi produzido nos Estados Unidos e tem dublagem em Português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário