quinta-feira, 29 de abril de 2010

As Portas da Percepção e o Cotidiano - Parte III

A Onisciência e o Filtro do cérebro

Ainda sobre "As Portas da Percepção', um trecho merece ser comentado: A função eliminativa e não produtiva do cérebro.

Sempre achei que o cérebro podia "criar coisas". Imagens fantasiosas, ruído, etc. Nunca havia pensado na possibilidade do cérebro "filtrar coisas".

" De acordo com a tal teoria, cada um de nós possui, em potencial, a Onisciência. Mas, posto que somos animais, o que mais nos preocupa é viver a todo custo.
Para tornar possível a sobrevivência biológica, a torrente da Onisciência tem de passar pelo estrangulamento da válvula redutora que são nossos cérebros e sistema nervoso.O que consegue coar-se através esse crivo é um minguado fio de conhecimento que nos auxiliam a conservar a vida na superfície deste singular planeta.
...
No entanto, certas pessoas parecem ter nascido com uma espécie de desvio que invalida essa válvula redutora. Em outras, o desvio pode surgir em caráter temporário, seja espontaneamente, seja resultado de ‘exercícios espirituais’ voluntários, do hipnotismo ou da ingestão de drogas.
Mas o fluxo de sensações que percorre esse desvio, seja ele permanente ou temporário não é suficiente para que alguem se aperceba ‘de tudo o que esteja ocorrendo em qualquer lugar do universo’ (uma vez que o desvio não destrói a válvula de redução, que ainda impede que escoe por ela toda a torrente da Onisciência), embora possibilite a passagem de algo mais – e sobretudo diferente – do que aquelas sensações utilitárias, cuidadosamente selecionadas, que a estreiteza de nossas mentes considera como uma imagem completa (ou, no minimo, suficiente) da realidade."

Comece a reparar nas coisas ao seu redor. Imagine se lembrássemos, ou mesmo reparássemos em tudo o que nos rodeia. Com certeza ficaríamos loucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário