sexta-feira, 30 de abril de 2010

Destino versus Livre Arbítrio

Por várias vezes me peguei pensando se existe destino ou se temos livre arbítrio....

Pensamento tolo. Um não exclui o outro.

O destino existe, mas você tem o livre arbítrio de dizer sim ou não.

E não me venha com essa de "eu não tive escolha". A escolha sempre existe. O problema é que temos de pagar o preço por nossas escolhas.

Judas então, já foi responsável por oras a fio de debate: "ele foi vítima, afinal Jesus já sabia seu destino desde o início" ou "ele foi ganancioso, entregou Jesus por algumas moedas, vamos malhar o Judas ".

O que eu acho? O destino colocou Judas nesta situação. Mas ele tinha o livre arbítrio de dizer não. Afinal a participação dele não era vital para o desfecho da história. Os soldados poderiam ter encontrado Jesus por conta própria, sem ninguém precisar entregá-lo. O restante da história seria o mesmo.

Você não acham?




Nenhum comentário:

Postar um comentário