quarta-feira, 28 de abril de 2010

As Portas da Percepção e o Cotidiano - Parte II


Parte II - Aplicando o que não foi dito: (continuação)

Voltando ao tema de Huxley:

O tal livro, uma das poucas coisas que comprei por impulso e não me arrependi, me colocou pra pensar. Ao contrário do que muitos acham Huxley não é um drogado lunático. É um escritor extremamente culto e a frente do seu tempo. Para se ter uma idéia Aldous Huxley nasceu em 1894! E escreveu "As Portas da Percepção" em 1954, aos 60 anos. Em 1956, ele complementa a obra com "Céu e Inferno". A edição usada que eu comprei trouxe os dois livros em um ! Oba!

Mas vamos ao que interessa: de que o livro trata.

Em "As Portas da Percepção" Huxley narra, com extrema riqueza, as visões e impressões que teve sob o efeito da mescalina (droga indígena extraída do cacto). O livro, apesar de escrito a mais de 50 anos é bem atual.

O que mais me chamou a atenção foi a maneira como o autor descreve as cenas e os efeitos. Ele mergulha nos fatos. Amo a parte em que ele percebe o sentido da vida nas dobras de sua calça de flanela... Vale a leitura!
Aquilo era algo que eu já havia visto, e naquela mesma manhã, entre as flores e os móveis quando, por acaso, olhei para baixo e minha vista se extasiara ao fixar minhas próprias pernas cruzadas. Essas dobras de minhas calças — que labirinto de infinita complexidade simbólica! E a textura da flanela cinzenta — quão rica, profunda e misteriosamente suntuosa era ela! E lá estava isso tudo, de novo, no quadro de Botticelli!
O trecho acima foi transcrito da parte onde Huxley, ainda sob o efeito da mescalina, resolve visitar "a maior drugstore do mundo". Entre outras coisas, ele encontra na tal farmácia, livros de arte a venda, e folheando Botticelli e Van Gogh chega a conclusões fantásticas sobre o que realmente precisa ser visto.

A todo tempo Huxley lida com uma dúvida que há muito mexe com a minha cabeça: devemos ser Martas ou Marias ? (personagens bíblicos, irmãs de Lázaro). Eu sei que sou Maria convicta (tratarei deste tema nas próximas postagens).

Se puder compre o livro. Nem que seja um usado (sai em torno de 10 reais). Se você se interessa pelo tema vai querer ler mais de uma vez e emprestar para os amigos.


até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário